0

 

Muitas pessoas na América têm algum conhecimento básico sobre o mercado de ações. No mínimo, ouvem notícias sobre os preços das ações relacionadas com algumas das maiores entidades do mundo. Ao mesmo tempo, muitas pessoas têm muito pouco conhecimento sobre a disponibilidade de diversas classes de ações e as diferenças entre elas.

Para simplificar, as informações a seguir concentram-se em dois tipos de ações corporativas: ordinárias e preferenciais. Definiremos os dois tipos de estoque e destacaremos como eles diferem.

Ações ordinárias

As ações ordinárias são de longe o tipo de ação mais “comum”. É o tipo de ação que a maioria dos investidores individuais compra e vende no mercado de ações por meio de suas contas de investimento. Uma ação ordinária representa uma ação de propriedade da empresa subjacente.

Juntamente com essa participação acionária, o acionista ordinário tem direitos proporcionais sobre os lucros da empresa. Esses lucros poderiam, por sua vez, ser pagos na forma de dividendos declarados, conforme determinado pelo Conselho de Administração da corporação.

Nota: O Conselho de Administração de uma empresa não tem obrigação de “declarar” dividendos para acionistas ordinários. Normalmente fazem-no como forma de partilhar lucros “extras”, o que normalmente resulta na subida do preço das ações da empresa. Um Conselho de Administração pode declarar dividendos em dinheiro ou, na forma de ações adicionais, dividendos em ações.

Os acionistas ordinários têm direitos de voto proporcionais em relação a assuntos societários. Isso seria um voto para cada ação possuída. Se um acionista possuir 100 ações ordinárias de uma empresa subjacente, ele terá 100 votos que poderá emitir em questões corporativas apresentadas aos acionistas.

A votação normalmente é feita:

  • pelo correio
  • on-line
  • por procuração (atribuição de direitos de voto a outra parte)
  • ou durante reuniões presenciais do Conselho de Administração abertas aos acionistas e ao público

Embora tanto as ações ordinárias quanto as preferenciais possam ser negociadas no mercado de ações aberto, as ações ordinárias são indiscutivelmente mais voláteis.

Isto é essencialmente uma função do benefício de “rendimento fixo” associado às acções preferenciais sob a forma de dividendos garantidos.

Sem a componente de rendimento fixo, as ações ordinárias ficam mais diretamente vulneráveis ​​às forças de oferta/procura da economia.

Embora os acionistas ordinários tenham direitos sobre os lucros da empresa subjacente, o oposto é verdadeiro se a empresa subjacente enfrentar insolvência e tiver de liquidar ativos.

Nesses casos, os fundos de liquidação são pagos primeiro aos credores, detentores de títulos e, em seguida, aos proprietários de ações preferenciais.

Após o cumprimento das obrigações para com esses grupos, quaisquer fundos remanescentes podem ser distribuídos proporcionalmente aos acionistas ordinários.

Ações preferenciais

Uma ação preferencial também representa uma ação de propriedade da empresa subjacente. Mas, ao contrário das ações ordinárias, não oferece quaisquer reivindicações contra os lucros da empresa.

Em vez disso, é dado tratamento preferencial aos acionistas preferenciais por meio de dividendos garantidos.

As empresas emitem ações preferenciais versus ações ordinárias para obter financiamento de capital sem abrir mão do direito de voto.

Na maior parte, as ações preferenciais atuam da mesma maneira que um título corporativo.

A diferença é que o pagamento ao acionista preferencial é chamado de dividendo, enquanto os detentores de títulos recebem juros.

O dividendo é definido pelo Conselho de Administração da empresa quando este aprova a emissão de ações preferenciais com um dividendo declarado.

Os dividendos são geralmente pagos trimestralmente aos acionistas registrados em uma data predeterminada.

Observação: Os dividendos inerentes às ações preferenciais serão pagos perpetuamente ao acionista registrado enquanto a ação permanecer em circulação.

Uma vez que os pagamentos de dividendos de ações preferenciais são frequentemente vistos como “pagamentos de juros”, o rendimento dos dividendos é sempre de interesse primário para os investidores.

O rendimento de dividendos pode ser calculado simplesmente dividindo o valor em dólares do dividendo pelo preço atual das ações, vezes 100 para a porcentagem.

O valor de uma ação preferencial, emitida com valor nominal, não é determinado pelas forças do mercado. Em vez disso, é impulsionado pelas taxas de juros.

Se as taxas de juros subirem, o valor nominal das ações preferenciais cairá ou será descontado. Se as taxas de juros caírem, o valor nominal das ações preferenciais aumentará como prêmio.

Em termos de reivindicações contra os ativos de uma empresa, os acionistas preferenciais têm prioridade sobre os ativos distribuídos como dividendos ou durante uma liquidação.

Na verdade, uma empresa não pode pagar dividendos aos acionistas ordinários até que todas as reivindicações dos acionistas preferenciais tenham sido satisfeitas.

Uma análise detalhada das ações ordinárias versus ações preferenciais

Ao definir os atributos ligados às ações ordinárias e preferenciais, ficou evidente a diferença entre essas opções de investimento. Ainda assim, parece prudente oferecer uma lista das diferenças em formato de marcadores:

captura de tela da atividade volátil do mercado de açõescaptura de tela da atividade volátil do mercado de ações
  • O valor das ações ordinárias aumenta/desce com base nas forças de mercado (oferta/demanda). Alternativamente, o valor (valor nominal) das ações preferenciais é aumentado ou diminuído com base nas taxas de juros.
  • O rendimento de dividendos de ações ordinárias não é garantido e só é pago quando declarado pelo Conselho de Administração da empresa subjacente. O pagamento de dividendos de ações preferenciais é estabelecido no momento da emissão das ações. É garantido e pago trimestralmente ao titular do registro em datas pré-determinadas.
  • Os acionistas ordinários têm direitos de voto proporcionais em questões societárias com base no percentual de propriedade do acionista ou no número de ações possuídas. Os acionistas preferenciais não têm direito a voto.
  • Os acionistas preferenciais têm preferência sobre os acionistas ordinários durante a distribuição de lucros ou liquidação corporativa de fundos.
  • Embora uma ação ordinária não possa ser convertida em ações preferenciais, as ações preferenciais podem ser convertidas em um número fixo de ações ordinárias.
  • As ações preferenciais têm um recurso chamado “capacidade de resgate”. A exigibilidade refere-se ao direito de resgatar ações preferenciais por um grande prêmio.

Como comprar

Você pode comprar facilmente ações ordinárias e preferenciais por meio de um corretor tradicional ou online.

Quando uma empresa oferece os dois tipos de ações, você pode diferenciá-los por seus símbolos.

Comprando ações preferenciais

Antes de comprar uma ação preferencial, verifique sua classificação de crédito. Aqueles com uma classificação de crédito mais elevada (ou seja, AAA vs. BB) apresentam menos riscos. Assim como os títulos, as ações preferenciais são avaliadas pela Standard & Poor’s, Moody’s e Fitch.

Você também desejará revisar o preço, o rendimento e a capacidade de resgate de uma ação preferencial e se ela é conversível em ações ordinárias.

Os emissores de ações preferenciais tendem a ser instituições financeiras, como bancos e empresas hipotecárias, fundos imobiliários (REITs), seguradoras e empresas de serviços públicos.

Você pode comprar ações individuais de ações preferenciais ou uma maneira fácil de investir em uma variedade de ações preferenciais é investir em um fundo negociado em bolsa (ETF).

Considerações Finais

Como investidor, a decisão de comprar ações ordinárias ou preferenciais deve ser tomada com base no seu objetivo de investimento.

Se o seu objetivo é a valorização das ações e o crescimento a longo prazo dos seus investimentos, comprar ações ordinárias seria a decisão certa. Se seu objetivo é estabelecer um fluxo de caixa trimestral, você pode optar por ações preferenciais.

Independentemente da classe de ações que você compra, é essencial entender em que você está investindo e os riscos associados ao investimento.

Lembre-se de manter sua carteira total de investimentos diversificada para ajudar a mitigar seus riscos.

Próximo:

Vicki Cook e Amy BlacklockVicki Cook e Amy Blacklock

Amy e Vicki são co-autoras de Planejamento patrimonial 101, Desde Evitar sucessões e avaliar ativos até Estabelecer diretivas e compreender impostos, sua cartilha essencial para planejamento patrimonial, da Adams Media.

Leave a Comment

Posts Relacionados

error: Content is protected !!