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Última atualização em 12 de julho de 2023 pela equipe PF
Se você estiver configurando um depósito direto ou pagamentos de sua conta bancária, poderá ser solicitado um cheque anulado. Aqui está como anular um cheque e as etapas a serem consideradas antes de anular um cheque.

O que é um cheque nulo?
Um cheque anulado é aquele que contém a palavra VOID impressa, seja manuscrita ou impressa. O cheque não pode ser apresentado para pagamento, mas ainda contém informações que podem ser usadas para verificar sua conta e qual banco possui sua conta.
Como anular um cheque em branco?
Anular um cheque é fácil, mas você deve ter algum cuidado se precisar anular um cheque. Escreva VOID na frente do cheque, mas tome cuidado para não escrever sobre os números impressos na parte inferior do cheque.
Esses números contêm o número de roteamento do seu banco e o número da sua conta, ambos necessários para verificação. Além disso, certifique-se de usar tinta que não possa ser apagada. Anote o cheque em seu talão de cheques ou software financeiro, indicando que o cheque foi anulado.
Você também pode tirar uma foto ou digitalizar o cheque para poder usá-lo caso precise de um cheque anulado no futuro. Esteja ciente de que você pode anular um cheque em branco ou um cheque que já preencheu. No entanto, uma vez anulado, o cheque não poderá ser utilizado.
Quando usar um cheque nulo?
Certos tipos de transações podem exigir um cheque anulado para verificar suas informações bancárias. Se precisar fornecer essas informações, muitas vezes será solicitado que você inclua seu número de identificação e número de conta em um formulário, mas também inclua uma cópia de um cheque anulado.
1. Configure o depósito direto ou pagamento automático
Se quiser fazer um depósito direto com um empregador, geralmente você precisará de uma cópia de um cheque anulado.
Embora você seja solicitado a fornecer o número de identificação do seu banco e o número da conta em um formulário, o departamento de recursos humanos do seu empregador provavelmente também precisará de uma cópia de um cheque anulado.
Este processo permite que seu empregador deposite diretamente seu contracheque ou reembolso de despesas. Os serviços de pagamento também podem exigir um cheque anulado ao abrir uma conta.
2. Configure pagamentos automatizados de empréstimos
Muitas vezes, você precisará de um cheque anulado para configurar pagamentos automatizados de empréstimos, como pagamentos de hipotecas, empréstimos estudantis ou empréstimos para automóveis.
Muitas vezes você pode ganhar uma taxa melhor usando pagamentos automáticos, então pode valer a pena o esforço extra de configurar o pagamento automático e enviar uma cópia de um cheque anulado.
3. Configure pagamentos eletrônicos automáticos de contas
Outros tipos de pagamentos automáticos também podem exigir um cheque anulado. Por exemplo, configurar o pagamento automático para aluguel, contas de serviços públicos ou contas de telefone pode exigir um cheque anulado se você optar por usar um débito direto em sua conta bancária.
Freqüentemente, economias extras fazem com que o esforço extra valha a pena. Por exemplo, muitas seguradoras oferecem um desconto atraente se você fizer pagamentos automáticos.
4. Autorize uma agência governamental a depositar diretamente seus benefícios
Assim como acontece com um contracheque de depósito direto, você pode configurar um depósito direto e receber os pagamentos de seus benefícios eletronicamente para sua conta bancária.
Para benefícios federais, não há cobrança extra para depósitos diretos. Você pode até optar por receber sua restituição de imposto por depósito direto.
5. Corrija erros
Errar é humano e se você cometer um erro ao preencher um cheque, anulá-lo costuma ser a melhor maneira de corrigir o erro. Esteja ciente, entretanto, de que a anulação de um cheque ocorre antes que ele mude de mãos ou seja apresentado para pagamento em um banco.
Se precisar cancelar o pagamento de um cheque que já saiu de suas mãos, você precisará entrar em contato com seu banco.
O que fazer se você não tiver nenhum cheque?
Se precisar fornecer as informações da sua conta bancária, mas não tiver nenhum cheque, você pode ter outras opções.
1. Sua conta bancária online
Uma conta corrente on-line ainda usa cheques, mas se você estiver sem cheques, poderá enviar um pequeno cheque para si mesmo por meio do serviço de pagamento de contas do seu banco on-line.
Você pode então anular este cheque escrevendo VOID na frente e enviá-lo para a entidade que solicitou o cheque anulado. Como alternativa, você pode imprimir um cheque em casa e seguir o mesmo processo.
2. Obtenha um contra-cheque do seu banco
Os contra-cheques são iguais aos cheques iniciais que muitos bancos fornecem quando você abre uma conta. Esses cheques podem ser impressos sob demanda e apresentam o número de roteamento do seu banco, bem como o número da sua conta. Esteja ciente, entretanto, de que alguns bancos podem cobrar uma pequena taxa por contracheques.
3. Obtenha uma carta impressa em papel timbrado do banco
Em alguns casos, a entidade que solicita o cheque anulado pode aceitar uma carta impressa em papel timbrado do banco. As instruções que você receberá descreverão as informações necessárias na carta. Espere fornecer seu número de roteamento, número da conta e seu nome.
Além disso, é importante que essas informações sejam digitadas e não manuscritas. A maioria dos bancos ou cooperativas de crédito deve estar familiarizada com o processo e com o que é necessário. A carta também deve conter os dados de contato do banco.
4. Use um comprovante de depósito pré-impresso
Em alguns casos, você pode usar um comprovante de depósito pré-impresso para verificar suas informações bancárias. Um comprovante de depósito pré-impresso contém as mesmas informações de um cheque anulado, incluindo seu nome, número de identificação e número da conta.
No entanto, para evitar atrasos, é melhor verificar se um comprovante de depósito pré-impresso é aceitável no lugar de um cheque anulado.
5. Use um formulário de autorização de depósito direto
Freqüentemente, um formulário de autorização de depósito direto é a primeira parte do processo ao configurar o depósito direto por meio de um empregador ou para outros tipos de pagamentos.
É possível que alguns empregadores ou provedores de pagamento aceitem este formulário por si só. O formulário solicita as mesmas informações impressas em um cheque anulado, como seu nome, número de roteamento e número da conta.
No entanto, muitas vezes você descobrirá que precisará de um formulário de autorização e de algum tipo de verificação, como um cheque anulado.
6. Envie uma fotocópia de um cheque pessoal
Entre em contato com a entidade que solicitou o cheque anulado. Você pode ter outras alternativas, como enviar cópia de um cheque já compensado em seu banco.
No entanto, seja sensível às questões de privacidade. Um cheque compensado pode conter informações que você ou outra parte preferem manter privadas.
Dicas importantes a serem consideradas ao anular um cheque
- Mantenha registros de seus cheques anulados em seu registro de cheques. Indique que o cheque foi anulado em seu talão de cheques, registro de cheques ou software financeiro.
- Considere criptografar a imagem ao enviar um cheque anulado eletronicamente. Se você pode usar um cheque anulado para configurar pagamentos on-line, outra pessoa que obtenha as informações da sua conta corrente também pode. Se possível, considere enviar a cópia do cheque como um PDF criptografado. Além disso, entre em contato para ter certeza de que a parte receptora pode aceitar um arquivo criptografado. Explique suas preocupações educadamente.
Perguntas frequentes sobre cheques anulados

Você pode obter um cheque anulado online?
Se você não tiver um talão de cheques, poderá usar o serviço de pagamento de contas on-line do seu banco para enviar um pequeno pagamento para si mesmo.
Por exemplo, você pode enviar um pagamento de um centavo e marcar o cheque como nulo. Alternativamente, você pode usar um software de impressão de cheques para imprimir um cheque que pode ser marcado como nulo. Muitos desses aplicativos são gratuitos para uso ou teste.
Posso usar o mesmo cheque anulado duas vezes?
Sim, as empresas que solicitam uma cópia de um cheque anulado precisam verificar o número de identificação do seu banco e o número da sua conta.
Como essas informações estão em todos os cheques, não há necessidade de anular um segundo cheque se precisar mostrar um cheque anulado a mais de uma empresa.
Você tem que assinar um cheque anulado?
Não há necessidade de assinar um cheque anulado e pode ser mais seguro se você não o fizer. Um cheque anulado é usado simplesmente para verificação de suas informações bancárias.
O solicitante só precisa do seu nome, número da conta e número de roteamento do cheque.
Como você consegue um cheque anulado sem talão de cheques?
Se você não tiver nenhum cheque, uma das maneiras mais simples de obter um cheque anulado é visitar o banco local e solicitar um contra-cheque.
Esses cheques podem ser impressos sob demanda e possuem as mesmas informações de um cheque padrão, incluindo seu número de roteamento e número de conta.
Por que os empregadores precisam de um cheque anulado?
O empregador usa um cheque anulado para garantir a precisão ao configurar o depósito direto. Um erro no número de roteamento ou no número da conta pode criar atrasos no pagamento e levar a outros custos.
Como configuro o depósito direto sem cheque anulado?
Entre em contato com seu departamento de recursos humanos para perguntar quais alternativas eles oferecem. Por exemplo, eles podem aceitar uma carta bancária ou um comprovante de depósito pré-impresso anulado como verificação de suas informações bancárias.
O que é um cheque anulado pré-impresso?
Quando um empregador ou outra entidade solicita um cheque anulado pré-impresso, provavelmente está se referindo a um cheque padrão que você anulou ao escrever VOID no cheque.
Entre em contato com o solicitante se tiver alguma dúvida sobre a documentação necessária.
É seguro enviar um cheque anulado por e-mail?
O e-mail nem sempre é seguro e o uso do e-mail pode colocar suas informações em risco. Se possível, considere enviar o cheque em PDF criptografado. Esta etapa impede que pessoas que não possuem a senha visualizem o documento.
Posso obter um cheque anulado do meu banco?
Você pode solicitar um contra-cheque ao seu banco. Alguns bancos cobram uma taxa por este serviço. Depois de receber o cheque, use tinta ou um marcador permanente para escrever VOID no cheque. Tenha cuidado para não escrever sobre os números na parte inferior do cheque.
Você pode anular um cheque após enviá-lo?
Você pode anular um cheque que possui. Se você já enviou um cheque, poderá solicitar a suspensão do pagamento de um cheque caso tenha cometido um erro ou não queira que o pagamento seja concluído por outro motivo.
Normalmente, os bancos cobram uma taxa de até US$ 35 por uma solicitação de suspensão de pagamento.
Você pode descontar um cheque com VOID escrito nele?
A maioria dos caixas não desconta um cheque anulado, mas há casos de cheques anulados que foram descontados. Ao enviar um cheque anulado, é melhor não assinar o cheque e enviar apenas uma fotocópia ou foto do cheque.
Um formulário de depósito direto é o mesmo que um cheque anulado?
Não, embora seja comum exigir um formulário de depósito direto e um cheque anulado e, embora ambos tenham informações semelhantes, eles não são iguais. O cheque anulado serve como uma verificação do seu número de roteamento e número da conta.
Considerações finais sobre como anular um cheque
Dos empregadores aos serviços de pagamento e às agências governamentais, os pedidos de cheques anulados ainda são comuns. No entanto, tenha em mente a sua própria segurança ao compartilhar informações bancárias.
Se o seu número de roteamento e o número da conta caírem em mãos erradas, existe a possibilidade de que essas informações possam ser usadas para fazer pagamentos, compras ou outras atividades não autorizadas.
Considere usar um PDF protegido por senha se enviar suas informações por e-mail.